Aromaterapia para dormir melhor
- Cura Terna
- 12 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2024
Conhecida pelos óleos essenciais, a aromaterapia vai muito além do perfume agradável no ambiente. Com propriedades calmantes, esse método tem a capacidade de aliviar sintomas de ansiedade, insônia, depressão, e até mesmo melhorar a qualidade do sono.
Segundo especialistas, a aromaterapia é uma forma natural de realizar tratamentos, uma vez que estimula diferentes partes do cérebro por meio das partículas liberadas.

Para que serve a aromaterapia?
Com ajuda de óleos essenciais, a aromaterapia vem da fitoterapia (que realiza estudos de tratamentos médicos com ajuda de plantas medicinais). Essa é uma prática milenar, e, de acordo com registros históricos, surgiu na China por volta de 3.000 a.C, quando foi experimentado o tratamento com cânfora.
Considerada uma pseudociência, um dos principais benefícios da aromaterapia é a capacidade calmante sem a necessidade da ingestão de remédios (especialmente para quem enfrenta, por exemplo, intolerâncias a determinados medicamentos).
No entanto, é válido ressaltar que esse tratamento não substitui o acompanhamento médico, e sim age como uma medida paliativa e que proporciona mais bem-estar para o tratamento de saúde.
Óleos essenciais
O principal veículo para se realizar a aromaterapia é por meio dos óleos essenciais, provenientes de plantas e flores. Assim como os florais (muito usados na homeopatia), os óleos essenciais também possuem propriedades calmantes e relaxantes, que estimulam nosso cérebro e nosso corpo para nos sentirmos mais confortáveis na hora de dormir.
Em associação com outros tratamentos e hábitos (como o apoio psicológico, uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos), esses óleos essenciais podem até mesmo auxiliar quem lida com a insônia, ou tem problemas para pegar no sono. Dentre os melhores óleos essenciais utilizados para dormir melhor, estão:
1. Ylang Ylang

Composto pela flor de mesmo nome, essa essência auxilia no tratamento e controle da insônia, do estresse, além de outras questões emocionais (como a depressão e a ansiedade).
2. Lavanda

Um dos mais populares no mercado, a lavanda é utilizada há décadas na aromaterapia. Suave e delicado, essa essência propicia a sensação de bem-estar, sendo ideal para tratar a insônia e a ansiedade. Ela também pode ser utilizada durante todo o dia, afastando o estresse dos ambientes (especialmente para pessoas que trabalham em casa, nesse período de pandemia).
3. Bergamota

Também encontrada pelo nome de tangerina, a essência de bergamota tem um aroma mais cítrico, despertando a sensação relaxante e sendo um antidepressivo natural. É indicada especialmente para o tratamento de tensão nervosa e estresse.
4. Hortelã Pimenta

O óleo essencial de pimenta-hortelã é sempre recomendado por seus inúmeros benefícios. Além de relaxar, ela também ajuda na respiração, uma vez que atua como expectorante natural. É ideal para o tratamento de gripes e resfriados, proporcionando maior facilidade de respirar ao dormir (que pode ser mais difícil nesses casos, pelo congestionamento nasal).
Para fazer o uso de qualquer óleo essencial, você pode experimentar diferentes métodos. O mais conhecido é diluir com água em um borrifador, e aplicar alguns sprays da mistura em cortinas e toalhas. Outra forma de obter o benefício é pingando algumas gotas (aproximadamente 2 ou 3) no seu próprio travesseiro.
Mas, se você deseja utilizar durante todo o dia, e transformar a prática em algo para além da hora de dormir (o que pode deixá-lo mais tranquilo e favorecer na hora que realmente for se deitar), experimente pingar algumas gotinhas em pontos estratégicos da sua roupa, como a gola da camisa ou nos pulsos, para que o aroma esteja sempre surtindo o efeito desejado e próximo de você.
Fonte: CPAPS




Comentários